Dicas de livros e filmes: Livro: Vamos comprar um poeta e Filme: A Teia

Dica de livro: Vamos comprar um poeta, Afonso Cruz

Numa sociedade dominada pelo materialismo, as famílias têm artistas em vez de animais de estimação. É nesse cenário, onde cada espaço tem um patrocinador, cada passo é medido com exatidão, e até a troca dos afetos é contabilizada, que uma menina pede ao pai um poeta. Com humor e leveza, Afonso Cruz conduz uma narrativa para fazer pensar sobre o utilitarismo e o papel da arte em um mundo onde tudo precisa ser mensurado.

Fonte: Amazon

Dica de filme: A teia

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com

Jardins Sustentáveis: A Nova Tendência que Une Beleza, Bem-Estar e Cuidado com o Planeta”

Cresce o interesse por jardins que não só encantam os olhos, mas também regeneram o solo, atraem polinizadores e promovem o equilíbrio ambiental.

Especialistas explicam como tornar seu quintal um oásis ecológico.

• O que é um jardim sustentável?

Um conceito que vai além da estética, focando no uso consciente de recursos, biodiversidade e conexão com o ciclo natural da vida.

• Plantas nativas e solo vivo: os pilares verdes Além de mais adaptadas ao clima local, plantas nativas exigem menos água e cuidados.

E o solo é o coração do jardim — precisa estar vivo e fértil.

• Reaproveitamento criativo e água como tesouro.

De pallets transformados em canteiros a sistemas de irrigação com água da chuva, o reaproveitamento é parte essencial da filosofia.

• Mais do que paisagem: um espaço de cura Jardins terapêuticos, sensoriais e comestíveis estão ganhando espaço nas cidades. E o contato com a terra é, também, autocuidado.

• Como começar o seu jardim sustentável Pequenas ações, como compostar, usar cobertura morta e atrair abelhas, já fazem grande diferença.

“Um jardim sustentável é mais do que um lugar bonito. É uma promessa de futuro.”

1. O que exatamente significa ter um jardim sustentável hoje?

Ter um jardim sustentável significa criar e cuidar de um espaço verde que respeita os ciclos naturais da vida.

É usar práticas que preservam os recursos naturais, como água e solo, estimular a biodiversidade, reduzir impactos ambientais e transformar o jardim em um ecossistema equilibrado e regenerativo.

Isso envolve escolhas conscientes: como usar plantas nativas, reaproveitar resíduos orgânicos, captar água da chuva, evitar produtos químicos e acolher a presença de insetos e polinizadores. É também uma filosofia de vida que une estética, ecologia e bem-estar.

2. Quais são os principais benefícios de adotar práticas ecológicas no paisagismo? Os benefícios são amplos, tanto para o ambiente quanto para as pessoas:

• Ambientais: redução do uso de recursos, recuperação do solo, proteção da fauna, polinização e aumento da biodiversidade.

• Econômicos: menor consumo de água, adubos e defensivos, com mais autonomia e baixo custo a longo prazo.

• Estéticos: paisagens vivas, dinâmicas e integradas ao bioma local, com cores, aromas e texturas naturais.

• Humanos: contato com a natureza melhora a saúde mental, o humor e a sensação de pertencimento ao ambiente.

3. Por que as plantas nativas são consideradas essenciais para a sustentabilidade?

Plantas nativas são adaptadas ao clima, solo e fauna do local, o que faz com que demandem menos água, menos manutenção e nenhum uso de agrotóxicos. Elas alimentam e atraem polinizadores locais, como abelhas, beija-flores e borboletas, que dependem dessas espécies para sobreviver.

Além disso, sua presença ajuda a manter o equilíbrio ecológico, evitando a invasão de espécies exóticas e contribuindo com a resiliência ambiental do jardim. Elas são peças-chave para criar um ecossistema funcional e regenerativo.

4. É possível ter um jardim bonito e sustentável mesmo em pequenos espaços urbanos? Sim, completamente! Mesmo em varandas, quintais pequenos ou até janelas é possível montar minijardins sustentáveis.

O segredo está em:

• Escolher plantas adaptadas ao clima local e ao tamanho do espaço

• Reaproveitar recipientes e substratos

• Fazer compostagem doméstica ou usar húmus de minhoca

• Usar cobertura morta e irrigação inteligente (como gotejamento com garrafas PET)

• Criar microhabitats: hortas em vasos, jardins verticais, plantas que atraem polinizadores Beleza, sustentabilidade e bem-estar podem coexistir em qualquer escala.

5. Quais práticas simples uma pessoa leiga pode adotar em casa agora mesmo?

1. Começar uma compostagem caseira com restos de frutas e legumes

2. Cobrir a terra dos vasos com folhas secas, palha ou casca para reter umidade

3. Escolher plantas nativas ou rústicas, que não exigem regas constantes

4. Reaproveitar água de lavagem de vegetais para regar plantas

5. Evitar fertilizantes químicos, preferindo adubos orgânicos ou biofertilizantes naturais

6. Reutilizar materiais como pallets, latas, garrafas e madeiras como vasos ou cercas

7. Criar um pequeno canteiro de ervas (hortelã, manjericão, alecrim) mesmo em vasos.

Essas ações já reduzem impactos ambientais e iniciam uma nova relação com a natureza.

6. Como o solo vivo contribui para a saúde do jardim?

O solo vivo é um solo fértil, orgânico e cheio de vida — com minhocas, fungos, bactérias e matéria orgânica.

Ele é a base de um jardim saudável porque:

• Fornece nutrientes naturais para as plantas sem precisar de adubos químicos

• Permite que as raízes respirem e se aprofundem, tornando as plantas mais resistentes

• Retém melhor a umidade, reduzindo a necessidade de regas constantes

• Suporta uma rede de vida subterrânea que equilibra o ecossistema

• Decompõe resíduos e transforma folhas e restos vegetais em adubo Cuidar do solo é cuidar de todo o jardim — ele é o “organismo invisível” que sustenta a beleza visível.

Terapia Ortomolecular: Aliada no Reequilíbrio Emocional Pós-Férias

Volta à rotina pode gerar ansiedade e fadiga. Terapia baseada na reposição de nutrientes ajuda a restaurar o equilíbrio emocional, físico e mental.

Com o fim das férias e o retorno às demandas do dia a dia, é comum surgirem sintomas como cansaço excessivo, irritabilidade, falta de foco e desânimo. Diante desse cenário, a terapia ortomolecular vem se destacando como uma alternativa eficaz e integrativa para restaurar o bem-estar, atuando diretamente no equilíbrio bioquímico do organismo.

Diferente de abordagens convencionais, a ortomolecular não apenas trata os sintomas, mas identifica e corrige desequilíbrios internos causados pela carência de nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, aminoácidos e antioxidantes. A proposta é simples e poderosa: fornecer ao corpo os elementos necessários para que ele volte a funcionar de forma plena e saudável — do metabolismo ao humor.

“O que muitas pessoas chamam de estresse ou esgotamento pode, na verdade, ser reflexo de deficiências nutricionais silenciosas. Quando o organismo está em desequilíbrio, até mesmo as emoções são impactadas. A terapia ortomolecular busca corrigir essas falhas de forma individualizada, trazendo clareza mental, energia, estabilidade emocional e qualidade de vida”, explica a Dra. Vera Lúcia, terapeuta ortomolecular e fundadora da Clínica Vida+ Odontologia Avançada e Estética, em Campinas.

A estratégia ortomolecular é personalizada, baseada em avaliações clínicas e, quando necessário, exames laboratoriais. Cada plano de reposição é elaborado para atender às necessidades reais de cada pessoa, sem excessos ou suplementações genéricas.

Além do impacto emocional positivo, os pacientes costumam relatar benefícios como:

Mais energia e disposição ao longo do dia

Redução da ansiedade e compulsões alimentares

Melhora no sono e na concentração

Regulação do intestino e da função digestiva

Fortalecimento da imunidade e redução de processos inflamatórios

A terapia ortomolecular é segura, natural e pode ser integrada a outros tratamentos médicos e psicológicos, servindo tanto para prevenção quanto como apoio em quadros de ansiedade, depressão leve, desequilíbrios hormonais e fadiga crônica.

Sobre a Dra. Vera Lúcia

Especialista em Terapia Ortomolecular e Estética Integrativa, pós-graduada em Tratamentos Injetáveis e com mais de 15 anos de experiência em saúde e bem-estar. Fundadora da Clínica Vida+, atua com foco na transformação da saúde feminina de dentro para fora, integrando estética, nutrição celular e equilíbrio emocional. Instagram: @vidamais_campinas





Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: The Naked Gun (título no Brasil: “Corra que a Polícia Vem Aí!”)

The Naked Gun (título no Brasil: “Corra que a Polícia Vem Aí!”)

Qualquer pessoa que foi criança/adolescente nos anos 1980/90 lembra dos filmes dessa franquia. Podia não gostar, achar bobo, mas assistiu. Rs Eu, como adorava “besteirois”, gostava desses filmes. Os primeiros, melhor. No terceiro, já estava enjoado. Quando soube que teria essa “continuação”, como Liam Neeson, fiquei sinceramente achando que deveria ser péssimo. Ou algo forçado demais. Mas a curiosidade me levou ao cinema. rs

Entre 1982 e 1994, Leslie Nielsen foi o detetive-sargento Frank Drebin, inapto mas bem-intencionado, sempre dado a acidentes, muitos deles por ele criados. Tudo começou na televisão, na série paródica “Police Squad”, e depois continuou pelos três filmes “Corra que a Polícia Vem Aí!”. Transformou Nielsen, até então um ator sério com uma cara a condizer, capaz de dizer as maiores absurdidades sem denunciar no rosto a intenção humorística, numa estrela da comédia. Chega agora uma nova versão, na verdade uma continuação, com Liam Neeson no papel de Frank Drebin Jr., filho do protagonista original.

Sabe que me surpreendeu positivamente e me agradou!? Sim, é exatamente do mesmo jeito/estilo dos filmes com Leslie Nielsen, mas ficou muito divertido! Muitos absurdos, besteiras aleatórias que me divertiu bastante. Valeu a pena ter assistido! Se quer dar risada, corra pro cinema!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.


*Concerto Tons do Brasil encanta o público de Amparo com um show inesquecível da Música Brasileira Sinfônica*

Uma noite emocionante que uniu gerações e culturas por meio da música brasileira.

O concerto Tons do Brasil emocionou o público de Amparo na noite do último sábado, 26 de julho, durante o tradicional Festival de Inverno de Amparo, dando sequência à sua turnê pelo interior paulista que promete encantar mais cidades com sua proposta única de música instrumental.

Sob a regência do Maestro Carlos Lima, a Orquestra Lyra Mojimiriana trouxe ao palco versões sinfônicas inéditas de grandes sucessos da música brasileira, envolvendo a plateia com um repertório vibrante que passeou por samba, bossa nova, pop rock e muito mais.

Realizado na Praça Dr. Araújo, o evento teve entrada gratuita e foi marcado por uma atmosfera emocionante, que reforçou a capacidade da música instrumental de conectar gerações e culturas, proporcionando um espetáculo grandioso e inesquecível. Bruno Wellington, fundador da BW Produções, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da cultura no interior paulista: “O projeto Tons do Brasil representa muito mais do que uma série de apresentações.

Ele é uma oportunidade de levar a riqueza da música brasileira a cidades que, muitas vezes, não têm acesso a espetáculos dessa magnitude. Estamos muito orgulhosos em poder promover uma experiência sensorial única, que conecta pessoas por meio da música e celebra nossa identidade cultural de forma inovadora."

Após Amparo, o concerto Tons do Brasil segue para Piracicaba (16 de agosto), Limeira (17 de agosto) e Monte Alegre do Sul (23 de agosto). Não perca a chance de vivenciar essa experiência única de música brasileira sinfônica ao vivo! O concerto é uma realização da BW Produções e da Secretaria Estadual da Cultura, Economia e Indústria Criativas, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC-ICMS), com patrocínio da Braspress e Facchini, e apoio do Poupe Bem Supermercados e da Prefeitura de Amparo.

Siga o Instagram da turnê Tons do Brasil para acompanhar todas as novidades e datas dos concertos: @tonsdobrasilprojeto Sobre a BW Produções Fundada em 2008, a BW Produções é referência na produção de eventos culturais e esportivos em Paulínia (SP) e região.

Com um portfólio diversificado, a empresa já realizou dezenas de espetáculos teatrais, festivais de cinema, eventos de moda sustentável e grandes shows, sempre valorizando a cultura e o entretenimento acessível.

Entre os destaques estão a coprodução da Mostra de Cinema de Paulínia (2012 e 2013), o Paulínia Film Festival (2014), o Comunidade Eco Fashion, e o Mega Show do Trabalhador, que reuniu mais de 18 mil pessoas.

No segmento esportivo, produziu eventos como o Pedala Paulínia e a Corrida e Caminhada Paulínia 40 anos, promovendo bem-estar e integração social. Com um histórico de sucesso e compromisso com a cultura, a BW Produções segue inovando e ampliando seu impacto na cena cultural e esportiva do país.

Provado e aprovado - Giralda Doceria Campinas - Coluna Food Tasting por Milena Baracat

Batalha dos morangos

Quem vence: Bombom de Morango ou Morango do Amor?

Já que é pra entrar no hype, que seja na melhor doceria!

Provado e aprovado da semana: Giralda Doceria Campinas 

As duas versões são deliciosas, porque não é só a casca de caramelo ou chocolate que faz a diferença, na minha opinião, o brigadeiro do recheio tem que ser incrível, e o da Giralda é sensacional! Impossível decidir quem ganha essa batalha.

A Giralda Doceria Campinas, além de oferecer doces diferenciados e bolos, há opções salgadas.

Ambiente agradável e atendimento impecável.

Indico fortemente!

Fotos: Arquivo pessoal/Milena Baracat (@milenabaracat)

Milena Baracat

Coluna Food Tasting

Formada em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Cria conteúdo digital e presta assessoria ao Site Raquel Baracat.

Dicas de livros e filmes por Luciana Andrade - Livro: Tenda dos milages de Jorge Amado e Filme: Nosso tempos

Dica do livro: Tenda dos milagres de Jorge Amado

Na Tenda dos Milagres, na ladeira do Tabuão, em Salvador, onde o amigo Lídio Corró mantém uma modesta tipografia e pinta quadros de milagres de santos, o mulato Pedro Archanjo atua como uma espécie de intelectual orgânico do povo afro-descendente da Bahia. Autodidata, seus estudos sobre a herança cultural africana e sua defesa entusiástica da miscigenação abalam a ortodoxia acadêmica e causam indignação entre a elite branca e racista. A história é contada retrospectivamente, em dois tempos. Em 1968, a passagem por Salvador de um célebre etnólogo americano admirador de Archanjo desencadeia um revival de sua vida e obra. Para a comemoração do centenário de nascimento do herói redescoberto, arma-se todo um circo midiático. Contrapondo-se a essa apropriação política da imagem de Archanjo, sua trajetória é narrada paralelamente como foi preservada na memória do povo: os amores, as polêmicas com os luminares da universidade, os confrontos com a polícia. Ao contar a história desse herói complexo, também conhecido como "Ojuobá, os olhos de Xangô", Jorge Amado traça um painel da cultura negra baiana e de sua resistência contra a repressão violenta a que foi submetida nas primeiras décadas do século XX, resgatando e exaltando manifestações como o candomblé, a capoeira, os afoxés e o samba de roda. Escrito em 1969, com a verve e a sensualidade habituais do autor, Tenda dos Milagres atesta seu amor à cultura afro-brasileira e seu humanismo radicalmente libertário. Foi adaptado com sucesso para o cinema, por Nelson Pereira dos Santos, e para a televisão, como minissérie da Rede Globo. Além do posfácio do historiador João José Reis, a nova edição traz ainda cronologia e caderno de imagens com fotografias, ilustrações e capas de edições estrangeiras do romance.

Fonte: Amazon

Dica de filme: Nosso tempos

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Bring Her Back (título no Brasil: “Faça Ela Voltar”)

Bring Her Back (título no Brasil: “Faça Ela Voltar”)

Fui ao cinema para assistir a um outro filme, mas bem na minha sessão, houve um problema técnico e não teve a projeção. Então, me ofereceram assistir a qualquer outro filme naquele cinema e escolhi este, sem saber absolutamente nada (única coisa que fiz foi ver qual nota tinha no IMDb e era uma nota acima de 7). Então, arrisquei!

O filme centra-se num rapaz de 17 anos e a sua meia-irmã com deficiência visual que encontram o pai morto no chuveiro. São enviados para uma mãe de acolhimento, uma estranha mulher que também toma conta de um garoto mudo, isto enquanto faz o luto da filha cega que morreu afogada na piscina da casa onde mora. Cedo descobrem que há muito de estranho a se passar por ali, incluindo um assustador ritual do oculto.

Não seria um filme que eu escolheria assistir num dia normal (já cansei desse estilo de filmes), mas foi uma grata surpresa! Dentro do que se propõe, é um bom filme. As atuações estão excelentes (destaque para Ollie, o garoto mudo). Gostei, apesar de umas cenas “apelativas” de sangue e tal, mas nada que já não tivéssemos visto em filmes desse gênero. Pra que gosta, prato cheio. 

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.