Pátio Cambuí chega a Campinas como espaço versátil para eventos sociais e corporativos

Localização estratégica no bairro Cambuí oferece estrutura completa e descomplicada para festas de 15 anos, aniversários e reuniões empresariais, com gastronomia assinada por chef da Le Cordon Bleu

Salão pronto para receber eventos, no Pátio Cambuí. Crédito imagem: Diego de Carvalho Arquitetos

Em um momento de crescente demanda por espaços para eventos sociais e corporativos na região, Campinas acaba de ganhar uma nova opção que promete sanar a procura por um local que una a praticidade, hospitalidade e excelente localização. O Pátio Cambuí abre suas portas no coração do bairro Cambuí, área nobre conhecida por concentrar bares, hotéis, comércio e fácil acesso a vias como a Avenida Júlio de Mesquita. O novo empreendimento surge como cenário de encontros, histórias e celebrações, preparado para receber momentos importantes como festas de 15 anos, aniversários, formaturas e eventos corporativos. Ocupando o imóvel anteriormente conhecido por sediar a casa noturna Club Apô, o Pátio Cambuí posiciona-se de forma completamente diferente, como uma casa focada em eventos particulares, que resgata a essência histórica do “pátio” como um local de encontros, partilhas e grandes celebrações.

Pensando em tornar o processo de organização da festa tão descomplicado quanto a festa em si, o Pátio Cambuí oferece pacotes completos que incluem gastronomia, coquetelaria, som, iluminação, mobiliário e serviços como DJ e banda, tudo em um só lugar. "Momentos importantes merecem um lugar à altura da sua importância e organizar uma celebração não deveria ser complicado. Nascemos para ser o cenário onde eventos ganham significado e histórias começam", afirma Humberto Favari, sócio-diretor do Pátio Cambuí. A casa atende eventos em uma estrutura que entrega versatilidade, com capacidade estimada em 500 pessoas em pé, 290 pessoas em auditório com palco ou ainda 240 pessoas no formato banquete, num espaço que soma 907m².

A gastronomia é um dos grandes diferenciais, com buffet assinado por Gisele Soldeira, sócia e chef executiva do Pátio Cambuí. Conhecida como “a chef das celebridades” e reconhecida na cena campineira, Gisele é formada pela Le Cordon Bleu Brasil e traz uma bagagem de mais de 24 anos dedicados à alta gastronomia que garante qualidade e personalização nos cardápios. 

Um novo empreendimento na economia campineira

O projeto do Pátio Cambuí contou com um investimento inicial de R$960 mil para deixar a casa pronta para seu primeiro ano de operação. A revitalização do imóvel, em um ponto tão conhecido de Campinas, traz uma nova história ao local. O prédio, que agora passa a conferir uma atmosfera moderna e comtemporânea ao endereço também entrega aos seus clientes uma estrutura ímpar na região, com um salão moderno e flexível como uma "tela branca" para eventos personalizados e cheios de identidade.

Além da área social, o espaço também conta com estrutura completa para apoio como camarins, entrada vip independente, chapelaria e mais.

Diferente de opções conhecidas no mercado como clubes e salões tradicionais, o Pátio Cambuí se destaca por oferecer serviços integrados, uma arquitetura moderna e uma gastronomia premium, com valores condizentes ao mercado e inúmeras possibilidades de personalização e experiências exclusivas.

A primeira festa de lançamento ocorreu em 25 de abril, marcando o início das operações. 

Fachada revitalizada do Pátio Cambuí. Crédito imagens: Diego de Carvalho Arquitetos

Serviço:

Pátio Cambuí Eventos

Rua Olavo Bilac, 53, Cambuí – Campinas – SP

Contato para orçamentos e reservas: (19) 99789-0553

Siga no Instagram: @patiocambui 

Acesse: https://www.patiocambui.com.br/ 

Mais fotos em anexo


Sobre o Pátio Cambuí


O Pátio Cambuí Eventos resgata a essência histórica do "pátio" como cenário de encontros, histórias e celebrações, unindo versatilidade e praticidade para eventos sociais e corporativos no coração do bairro Cambuí, em Campinas (SP). Com pacotes completos que incluem buffet assinado pela sócia e chef executiva Gisele Soldeira, som, bebidas e mobiliário, o empreendimento transforma momentos importantes em experiências descomplicadas. A casa, que também tem como sócios-diretores o administrador Ricardo Anversa Junior e o diretor de marketing Humberto Favari, oferece capacidade para 500 pessoas em pé, 290 pessoas em auditório com palco ou ainda 200 pessoas no formato banquete, num espaço que soma 907m².



Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: The Devil Wears Prada 2 (título no Brasil: “O Diabo Veste Prada 2”)

The Devil Wears Prada 2 (título no Brasil: “O Diabo Veste Prada 2”)

O primeiro é um daqueles filmes que eu já assisti inúmeras vezes! Sempre que passo em algum canal, e está passando, paro para assistir. E nunca canso ou enjoo! Sobre a sequência: sempre que um filme que eu gosto muito, tem uma sequência, eu fico com pé atrás... com muito receio de ser ruim e/ou estragar a franquia. Mas depois que li alguns relatos de quem já havia assistido, dizendo que era igualmente bom, fiquei mais sossegado.

Agora com provas dadas e um percurso próprio, Andrea Sachs (Anne Hathaway) volta a cruzar caminho com Miranda Priestly (Meryl Streep), a icônica editora da revista "Runway", cujo prestígio permanece intacto num meio onde a aparência dita regras e o poder raramente se vê questionado. E como seria de esperar, o reencontro entre elas vai ser tudo menos pacífico.

É um filme muito divertido, e igualmente bom. Tem as suas diferenças nos personagens, obviamente (20 anos depois, as coisas mudam!), mas nada que venha a estragar o resultado. É aquele tipo de filme que dá pra ficar horas assistindo, e não quer que acabe! Quem gostou do primeiro, corra para os cinemas!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.


Comparação e sofrimento emocional: um olhar da Terapia do Esquema

Por Elisa Maria Pereira | Instagram: @psi.elisape

A comparação é uma experiência comum, mas pode se tornar fonte de sofrimento quando passa a definir a forma como a pessoa enxerga a si mesma. Em um contexto de constante exposição à vida do outro, é frequente surgirem pensamentos de insuficiência, atraso e inadequação.

Pela perspectiva da Terapia do Esquema, esses pensamentos não são aleatórios. Eles estão ligados a esquemas iniciais desadaptativos, formados ao longo da vida, especialmente quando necessidades emocionais básicas não foram plenamente atendidas.

Entre os esquemas mais associados à comparação, destacam-se:

Defectividade/Vergonha, que gera a sensação de não ser suficiente;

Padrões Inflexíveis, marcados por alta exigência e autocrítica;

e Privação Emocional, relacionada à percepção de que o outro recebe mais do que si próprio.

Quando ativados, esses esquemas fazem com que a comparação reforce crenças negativas já existentes. Além disso, costuma ocorrer de forma injusta: compara-se o próprio processo com o resultado do outro, ignorando contextos, histórias e dificuldades.

O caminho de mudança não está apenas em evitar a comparação, mas em compreender suas origens e desenvolver novas formas de lidar com ela. Isso envolve reconhecer gatilhos, questionar pensamentos automáticos e cultivar uma postura mais acolhedora consigo mesmo.

Nesse processo, a Terapia do Esquema propõe o fortalecimento do Adulto Saudável, capaz de trazer equilíbrio emocional e uma visão mais realista.

A comparação perde força quando a pessoa se reconecta com sua própria trajetória.

Mais do que se medir pelo outro, trata-se de construir uma relação mais justa e consciente consigo mesmo.

Elisa Maria Pereira

Coluna Psicologia

Psicóloga , Palestrante e Mentora de Casais Especialista em Dinâmica emocional e relacional @psicologa.elisapereira

Turismo de experiências: a nova forma de viajar  - Coluna Milhas e viagens por Rejane Rodrigues

Por Rejane Rodrigues

Algo mudou na forma como as pessoas pensam suas viagens. A lógica de escolher um destino bonito e voltar com fotos já não satisfaz como no passado. Um número crescente de viajantes quer uma experiência que deixe uma marca real em suas vidas. O turismo de experiência é uma das tendências mais sólidas do setor, presente em todos os perfis de viajantes e em todos os continentes.

O mercado responde com cases concretos. O Alpina Gstaad, nos Alpes suíços, combina tecnologia de ponta com filosofias orientais em programas de restauração da saúde. A Six Senses abriu em Milão um retiro urbano voltado a quem quer integrar bem-estar à própria rotina de viagens de trabalho. E no Brasil, o Kurotel, spa médico de luxo em Gramado, conquistou pelo nono ano consecutivo o título de Melhor Retiro de Bem-Estar do Brasil — integrando medicina, nutrição e terapias holísticas em programas que atraem visitantes do mundo inteiro. Outros exemplos de turismo de experiência são as viagens gastronômicas, culturais, ecológicas — trilhas, expedições, flutuação, observação de fauna e flora — e de hospedagem em locais inusitados, como hotéis de gelo ou ecolodges. 

Antes de reservar a próxima viagem, vale uma reflexão: o que eu busco com essa viagem? Não o que eu quero ver — mas o que eu quero sentir, aprender ou vivenciar. Quem começa o planejamento com essa pergunta tende a fazer escolhas muito mais ricas — e a voltar da viagem com algo que nenhuma foto consegue capturar.

Rejane Rodrigues

Milhas e viagens

Gestora de Milhas e Viagens e CEO da R2AMiles. Mais informações em www.rejanerodrigues.com.br, @rejanerodrigues.v e @r2amiles.


Dicas de livros e Filmes por Luciana Andrade - Livro: um coração azul infinito, Rodolfo Hipólito e Filme: 1917

Dica de livro: um coração azul infinito, Rodolfo Hipólito

Pois se sou míope
e só enxergo o que me cabe
nas mãos
pelo que toco
e aproximo,
e que de novo
assumo
me faltam os horizontes
sem embaçamento
até das grandes verdades
ás vezes só chego
na intuição

Fonte: https://editoraurutau.com/titulo/um-coracao-azul-infinito

Dica de filme: 1917

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com

 

Casa de Jesus realiza o tradicional Brechó das Mães entre os dias 7 e 9 de maio

Toda a renda obtida no evento será revertida para a manutenção das obras assistenciais da instituição, que atua há cinco décadas em Campinas

A nova edição do Brechó das Mães, realizado há 19 anos por voluntários da instituição espírita Casa de Jesus - Os Seareiros, de Campinas (SP), será entre os dias 7 e 9 de maio (quinta-feira a sábado), das 9h às 16h30, na sede da entidade, localizada à rua João Alves dos Santos, 860, no Jardim das Paineiras. Toda a renda obtida no tradicional evento será revertida para a manutenção das obras assistenciais da instituição, que atua há cinco décadas no município.

No brechó beneficente, os consumidores encontrarão uma grande variedade em moda feminina, masculina e infantil, acessórios, itens de decoração, móveis, utensílios de cozinha, eletroeletrônicos e muito mais. “Além de adquirir itens de primeira qualidade a preços acessíveis, esta é uma excelente oportunidade de colaborar com nossas ações sociais, como a entrega de cestas básicas mensais a cerca de 150 famílias em situação de vulnerabilidade social de Campinas”, diz Suly Almeida Coimbra, coordenadora do evento.

Segundo ela, a instituição é muito grata a todos que doam seus itens em bom estado à Casa de Jesus – Os Seareiros e, com isso, permitem aos voluntários organizarem este evento, que antecede o Dia das Mães. Há vários pontos de coleta espalhados pela sede, nas quais podem ser depositadas as doações, que depois passam por uma triagem antes de serem precificadas e colocadas à venda nos três brechós realizados por ano pela instituição. Além do Brechó das Mães, em maio, há o Outlet do Brechó, em julho, e o Brechó Sylvia Paschoal – em homenagem a uma das fundadoras da instituição –, em dezembro. Outra parte das doações é destinada ao Bazar Casa de Jesus, localizado no Jardim do Lago, em Campinas, onde os preços são ainda mais especiais para atender à população daquela região.

Sobre a Casa de Jesus – Os Seareiros

A Casa de Jesus - Os Seareiros é uma instituição espírita fundada por um grupo de voluntários em Campinas (SP) na década de 1970, composta por núcleos para atuar nas searas espiritual e social. São eles:

- Casa de Jesus (sede da instituição no Jardim das Paineiras, onde são realizados atendimentos mediúnicos, passes magnéticos e de cura, orientação aos visitantes, palestras e cursos sobre a doutrina espírita, além de eventos para arrecadação de recursos financeiros);

- Núcleo Mãe Maria (localizado na Vila Brandina, realiza atendimento material às famílias cadastradas de Campinas, com atendimento médico, odontológico, psicológico, fisioterapêutico e assistência social por meio de profissionais voluntários; atua ainda com oficinas culturais, atividades esportivas e escolares complementares a crianças e adolescentes durante o contra período escolar, além de cursos de capacitação para jovens dessa região, também por meio de voluntários);

- Unidade General Carneiro (localizada na Vila João Jorge, realiza o atendimento a famílias do município cadastradas e que se encontram em situação de vulnerabilidade social, as quais recebem cestas básicas uma vez ao mês; oferece atendimento jurídico às famílias, entrega de enxovais de bebês para gestantes cadastradas, com acompanhamento do pré-natal; e ainda dispõe de tratamento fluídico para animais de estimação aos sábados – exceto feriados e o último sábado do mês, dedicado ao tratamento à distância);

- Bazar Casa de Jesus (à Avenida das Amoreiras, 3.735, no Jardim do Lago, comercializa a preços acessíveis os itens doados em bom estado aos Os Seareiros, como móveis e eletroeletrônicos, resultando em uma importante fonte de receita para a manutenção dos projetos sociais da instituição). 

Mais informações no site oficial https://casadejesus.seareiros.org.br/ e nas seguintes redes sociais:

https://www.facebook.com/seareiros.casadejesus/

https://www.instagram.com/osseareiros_oficial/

https://www.youtube.com/c/OsSeareiros-CasadeJesus

 

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Michael

Michael

Bom, quem me lê sabe o quanto eu sou viciado em biografias e filmes com fatos reais. Ainda mais se são eventos mais recentes ou pessoas famosas que eu conheço. Então, ao ver que havia sido lançado este filme, estava realmente muito a fim de assistir, mesmo não sendo fã do cantor, mas não existe uma pessoa no mundo que não conheça algo ou saiba da história e músicas dele.


O filme acompanha o percurso artístico e pessoal do artista Michael Jackson (Jaafar Jackson, sobrinho do cantor), atravessando o contexto familiar que o fez entrar na indústria musical com apenas cinco anos de idade, a ascensão meteórica ao lado dos The Jackson 5 e o seu esforço de continuar numa carreira a solo, sempre marcada por um excesso de exposição mediática.

Na década de 1980, se afirmou como artista a solo com álbuns como "Thriller", "Bad" e "Off the Wall", que vieram definir novos padrões da indústria musical e do espetáculo ao vivo ao fundir pop, soul, funk e R&B.

Entre o amor aos palcos e a pressão da fama, este drama biográfico mostra as contradições de uma vida em que o sucesso global entra em choque com a dimensão mais reservada e pessoal do cantor.

O filme é muito bom! Mesmo! Extraordinariamente bem feito, bem atuado... impressionante o quanto os atores que fizeram os papeis de Michael, quando criança e mais adulto, mandaram bem nas danças e trejeitos (apesar do ator mais velho ser mesmo sobrinho na vida real, a voz dele, ao falar, é inacreditavelmente igual). Só senti um pouco falta de um final melhor (pois termina no “meio” da carreira dele, meados dos anos 1980 e não vai até o seu falecimento), e algumas cenas de shows/músicas longas demais, mas LONGE de estragar qualquer coisa! Vale cada minuto!


Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.

O excesso de “tenho que”: como a sobrecarga afasta você de si mesma - Coluna Bem-estar por Renata Travaglini Gonçalves

Existe uma frase que, silenciosamente, guia a rotina de muitas mulheres: “eu tenho que”. Tenho que dar conta, tenho que resolver, tenho que estar disponível, tenho que ser forte, produtiva, presente, equilibrada. Uma sequência quase automática de exigências que, com o tempo, deixa de ser questionada — e passa a ser vivida como única forma possível de existir.

O problema não está nas responsabilidades em si, mas na forma como elas são sustentadas. Quando o “tenho que” se torna constante, ele ocupa todos os espaços. E, pouco a pouco, o que você sente, precisa ou deseja vai ficando em segundo plano. Surge a culpa ao desacelerar, a dificuldade em dizer não, a sensação de que nunca é suficiente — como se houvesse sempre algo a mais a ser feito.

Esse excesso de cobrança não vem apenas de fora. Ele é, muitas vezes, internalizado ao longo da vida, reforçado por padrões, expectativas e papéis que foram sendo assumidos, especialmente no feminino. E é nesse acúmulo que a desconexão acontece. Porque, quando tudo é prioridade, você deixa de ser.

O corpo sente. A mente se sobrecarrega. A energia se fragmenta. E aquilo que antes era movimento natural da vida passa a ser esforço constante. Sair desse ciclo não significa abandonar responsabilidades, mas questionar a forma como você se relaciona com elas. Nem todo “tenho que” é, de fato, uma necessidade real — muitos são padrões que podem ser revistos.

Retomar o próprio eixo começa quando você abre espaço para se escutar de verdade. Quando troca, ainda que aos poucos, o “tenho que” pelo “eu escolho”, pelo “isso faz sentido para mim”, pelo respeito aos próprios limites. É nesse movimento que a vida deixa de ser apenas uma lista de obrigações — e volta a ser um espaço de presença, consciência e autenticidade.

Renata Travaglini Gonçalves

Coluna Bem-estar

Médica veterinária formada pela USP/SP e terapeuta holística, com atuação voltada ao bem-estar integral e à reconexão do ser humano consigo mesmo. É idealizadora e sócia proprietária do TAO Espaço Holístico & Café, um espaço que integra saúde, consciência e experiências que convidam a sair do automático e cultivar presença, equilíbrio e qualidade de vida. 

Seu trabalho parte do entendimento de que corpo, mente, emoções e energia são dimensões inseparáveis, que se expressam na forma como vivemos, nos relacionamos e buscamos equilíbrio — incluindo um olhar sistêmico que abrange também os animais e as dinâmicas da família multiespécie como parte desse mesmo campo de inter-relações.

Instagram: @renata.travaglini

Telefone: 11 98154-6401