Comentários em redes sociais rendem indenização por danos morais e processos criminais

Situação vale para qualquer pessoa, mas pode ser ainda mais grave se o autor for um influenciador digital, explica advogada especialista em Direito Digital

Exigência para apagar posts, pedido de desculpas, indenização por danos morais e até processo criminal. Fazer um comentário agressivo em um perfil alheio, seja ele de um desconhecido, de um influenciador ou de um veículo de comunicação, pode render uma série de problemas. E as consequências são ainda maiores na medida do tamanho de seguidores do responsável.

É o que explica a advogada Maria Eduarda Amaral, especialista em Direito Digital que atua para influenciadoras, agências de marketing de influência e criadoras de conteúdo. “A premissa de que se está apenas emitindo uma opinião não é válida caso o teor do comentário desrespeite a legislação brasileira, sendo preconceituoso, por exemplo. As ‘alfinetadas’ estão cada vez mais comuns, e muitas vezes podem acabar com reputações. O resultado são processos por danos morais, danos psicológicos e até mesmo crimes de calúnia e difamação”, diz.

Segundo Maria Eduarda, influenciadores digitais devem redobrar esses cuidados. “Existe uma linha muito tênue entre emitir qualquer opinião e incentivar um linchamento virtual. Os influenciadores não devem se esquecer nunca de que suas opiniões são entendidas como ‘verdade absoluta’ e resultam em uma avalanche de ataques de outras pessoas - seja contra outro influenciador, seja com um desconhecido”, afirma a advogada.

Um desses casos aconteceu em dezembro de 2023. Segundo a polícia, a estudante Jéssica Canedo, 22 anos, enviou, para perfis de fofoca, prints forjados de uma troca de mensagens entre ela e o humorista e influenciador Whindersson Nunes. Após a divulgação da conversa como se fosse verdadeira, a jovem sofreu ataques na internet e, dias depois, se suicidou.

Redes sociais e juízes

Segundo a advogada, as redes sociais pouco atuam para que os termos de uso das redes sociais sejam cumpridos. “Judicialmente, as big techs alegam que não há como controlar a ‘individualidade’ das pessoas, ou seja, o que cada um publica nas redes. Assim, a decisão fica com cada juiz. A Justiça ainda está em um momento de compreensão sobre como um comentário feito na rede social influencia o grande público”, declara Maria Eduarda.

“É uma questão bem subjetiva, diretamente relacionada ao psicológico de quem recebe a mensagem. Comprovar que houve a intenção de promover esse ataque é algo difícil de ser feito. As pessoas que estão no computador podem entender uma mesma mensagem de maneiras diferentes”, afirma.

Mesmo diante dessa questão, decisões judiciais vêm considerando como “linchamento virtual” a exposição de pessoas desconhecidas. “É pressuposto de ser influenciador o fato de você expor sua vida. Mas alguns não aceitam, por exemplo, um comentário indelicado, que não é crime, e acabam expondo essa pessoa, o que pode caracterizar crime. Mesmo as indiretas são perigosas: qualquer detalhe que permita identificar o dono da postagem, mesmo se o nome estiver apagado, pode fazer com que os seguidores passem a atacar essa pessoa”, explica a especialista.

Sobre Maria Eduarda Amaral

Maria Eduarda Amaral é advogada especializada em Direito Digital e tem atuado para influenciadoras, agências de marketing de influência e criadoras de conteúdo. É graduada em Direito pela Escola Superior Dom Helder Câmara, pós-graduada em Propriedade Intelectual pelo IBMEC-BH e especialista em Gestão Jurídica e Proteção de Dados Pessoais pelo IBMEC-BH.

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Furiosa: A Mad Max Saga (título no Brasil: “Furiosa: Uma Saga Mad Max”)

Furiosa: A Mad Max Saga (título no Brasil: “Furiosa: Uma Saga Mad Max”)

Apesar de não ser muito fã dos filmes “Mad Max”, o que me atrai em assistir são as boas cenas de ação e confrontos. E, neste caso, curiosidade para saber a origem da personagem título, que conhecemos no filme “Mad Max: Fury Road” com Charlize Theron.

Num futuro pós-apocalíptico onde todos se regem pela lei da força, apenas uma coisa tem valor: a gasolina, símbolo de poder entre as gangues de motociclistas que se impõem sobre os mais fracos. Furiosa era ainda criança quando foi arrancada da sua família e levada para a Wasteland por um grupo de selvagens liderado por Dementus (Chris Hemsworth), o Senhor da Guerra. Agora que os anos passaram e se foi tornando mais forte, Furiosa quer vingança.

É isso: o filme vale pelos efeitos visuais e grandes cenas de ação. Só. O enredo é meio sem grandes novidades e fica um pouco monótono. Quem gosta da saga, vai gostar, mas não espere grandes novidades.

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.


ACIC anuncia a 12ª edição do Retail Conference 2024 em Campinas

Sob o tema “Varejo Conectado”, evento é o maior do Brasil

A 12ª edição do Retail Conference 2024, promovida pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), já tem data marcada: será realizada no dia 11 de junho, no Pátio Ferroviário (Oficina de Locomotiva da Companhia Mogiana de Estrada de Ferro/Prédio do Relógio), na Vila Industrial, como parte da programação do Campinas Innovation Week, evento da Prefeitura Municipal em celebração aos 250 anos da cidade.

Sendo a maior conferência de varejo do Brasil, o Retail Conference reunirá cerca de 3.000 participantes, com a presença confirmada de palestrantes de empresas renomadas, tais como I-Food, Stanley e Zé Delivery (Ambev), entre outros que são referência em seus respectivos setores. As inscrições estão abertas e são gratuitas.

"Tradicionalmente realizamos o Retail Conference anualmente. Neste ano, escolhemos focar na convergência da tecnologia e varejo (daí o tema Varejo Conectado que nomeia esta edição). Criamos um ambiente propício para troca de informações, capacitação e apresentações das tendências tecnológicas ao redor do mundo no setor, o que proporcionará aos participantes insights valiosos, conexões estratégicas e oportunidades de crescimento em um único local”, explica Adriana Flosi, presidente da ACIC.

A programação da edição 2024, das 8h às 18h, contará com a presença de CEOs de grandes marcas, workshops interativos, palestras com líderes em inovação, varejo e startups, além de painéis de discussões sobre temas como sustentabilidade, experiência do cliente, nova economia e empreendedorismo, marketing digital, inteligência artificial, inovação, transição energética e impactos sociais. 

Os interessados também poderão participar de rodadas de negócios promovidas pela ACIC no AC Networking (clique aqui para saber mais). Acesse o site oficial do Retail Conference 2024 - Varejo Conectado em http://retailconference.com.br/ e garanta seu ingresso. 

Campinas Innovation Week 

Uma das novidades do Retail 2024 é integrar a programação do Campinas Innovation Week, um evento de grande porte sobre tecnologias e tendências, que ocorrerá de 10 a 14 de junho no Pátio Ferroviário de Campinas. O evento é realizado pela Prefeitura em parceria com a ACIC, Fundação Fórum, Venture Hub e 100 Open StartUps, contando ainda com o apoio de diversas outras empresas parceiras.

Com um público estimado de 10 mil empresários e empreendedores de diversos segmentos, o Campinas Innovation Week traz uma programação abrangente ao longo de cinco dias. Os participantes terão a oportunidade de participar não apenas do Retail Conference em 11 de junho, mas também do Inova Trade Show (12 e 13 de junho), do Tech Start Summit e do OiWeek (14 de junho).

Paralelamente, os participantes poderão desfrutar de uma feira de expositores, área de food trucks, apresentações diárias de DJs e palestrantes renomados de diversos setores.

O Campinas Innovation Week é aberto a todos os interessados, com inscrições gratuitas disponíveis no site https://campinasinnovationweek.com.br/



Galleria Shopping abre agenda de arraiás em Campinas

Primeiro arraial do ano terá barracas de comidas típicas, brincadeiras e diversas atrações musicais. A entrada é de graça

O Galleria Shopping recebe nesse final de semana o primeiro Arraial de 2024. De 24 a 26 de maio (sexta a domingo), o estacionamento do centro de compras dá lugar a barracas de comidas típicas do Nordeste e de brincadeiras juninas que prometem fazer a alegria do público, que terá acesso gratuito ao evento. Durante todo o final de semana, haverá a apresentação de diversos shows, bandas de forró, além de duplas sertanejas. 

O Arraial no Galleria Shopping resgata uma tradição popular importante, com brincadeiras como pescaria, boca do palhaço, tomba lata e argola. O evento contará ainda com cervejarias artesanais, praça de alimentação completa, área kids e um espaço pet-friendly.

Segundo o organizador João Paulo Silva, o objetivo do evento é levar diversão para toda a família. “Da padronização das barracas às atrações artísticas, tudo foi pensado para que o Arraial no Galleria Shopping seja mais um marco na história dos festejos populares de Campinas”, afirma.

Na sexta e no sábado o evento começa às 11h e segue até às 22h. No domingo a festa começa às 11h e vai até às 20h. A programação de shows tem início às 17h de sexta-feira com Tom Santana e Trio (forró). Às 20h é a vez da dupla sertaneja Pamela Paz & Denilson. No sábado Tom Santana e Trio voltam para abrir a festa às 12h; logo depois, às 15h, tem Rock N'Roça e às 20h super show com Lorena Alexandre - Tributo Marília Mendonça. No domingo, às 13h, tem Forró Di Casa e às 17h, no encerramento, super show com Trio Virgulino. “Vamos abrir o calendários de arraiás com muita comida e música boa;  temos certeza que o público vai adorar a festa”,  finaliza o organizador.

SERVIÇO

Arraial Galleria Shopping

Estacionamento do Galleria Shopping

Av. Bailarina Selma Parada, 505 - Jardim Nilópolis, Campinas (SP)

Horários

Sexta-feira (24/05), das 11h às 22h

Sábado (25/05), das 11h às 22h

Domingo (26/05), das 11h às 20h

Confira a programação:

Domingo 26/05

11h - Abertura do Evento 

13h - Forró Di Casa

17h - Super Show Trio Virgulino 

Entrada gratuita

Siga nossa página: @arraial.galleriashopping



Educação à distância: o papel fundamental da Internet na transformação da aprendizagem

O Projeto QualiFacti oferece capacitação gratuita, online e assíncrona, apoiando as mudanças na forma de aprender e democratizando o ensino.

Nas últimas décadas, com os avanços tecnológicos e a democratização da Internet, a forma como as pessoas aprendem passou por um grande processo de mudança. A educação à distância emergiu como uma alternativa viável e eficiente, permitindo que o conhecimento ultrapassasse as barreiras físicas e geográficas. A flexibilidade, acessibilidade e a vasta oferta de cursos online têm atraído milhões de estudantes em todo o mundo, desde aqueles que buscam qualificação profissional até os que desejam expandir seus conhecimentos pessoais. Com a capacidade de adaptar o aprendizado às necessidades individuais e às rotinas diárias, a educação à distância está redefinindo o conceito tradicional de sala de aula, tornando o ensino mais inclusivo e dinâmico. Nesse contexto, o Projeto QualiFacti se destaca como uma iniciativa que oferece capacitação à distância, contribuindo significativamente para essa transformação na forma de aprender.

Surgimento da Internet

Por volta da década de 1970, durante a Guerra Fria, o departamento de defesa dos Estados Unidos, chamado ARPA (Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), criou a ARPANET (Advanced Research Projects Agency Network) com a finalidade de uso militar, para transmitir informações confidenciais de forma mais eficiente entre diversos departamentos do governo. A Internet começou como um experimento modesto em comunicações e evoluiu para uma rede global que conecta bilhões de dispositivos, sendo hoje uma ferramenta indispensável em várias áreas, incluindo a educação. Com os avanços desta tecnologia, foi possível democratizar o acesso à educação, permitindo que pessoas de áreas remotas ou com restrições físicas participassem de cursos que antes eram inacessíveis.

Em 2007, a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu o dia 17 de maio como o Dia Mundial da Internet, para reconhecer o impacto significativo da Internet na sociedade global, marcando assim a importância dessa tecnologia que revolucionou a forma como interagimos, trabalhamos e aprendemos.

Educação à Distância no Brasil

No Brasil, a educação à distância vem crescendo de forma exponencial. A pandemia de COVID-19 teve um impacto profundo na educação à distância do país, que precisou adaptar-se rapidamente ao ensino remoto. Esse período de transição trouxe alguns desafios pois  muitos estudantes enfrentaram dificuldades de acesso à Internet e não possuiam dispositivos tecnológicos adequados. Ao mesmo tempo, acelerou a digitalização da educação, promovendo o uso de recursos digitais e plataformas online.

Segundo dados do Censo da Educação Superior de 2022, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) em 2023, a educação a distância (EAD) aumentou 87% em relação aos anos anteriores. Essa tendência reflete a busca por flexibilidade e acessibilidade no ensino, permitindo que mais pessoas tenham acesso à educação de qualidade.

Fonte:Censo da Educação Superior 2022

Vantagens da educação à distância

A educação à distância oferece inúmeras vantagens, tornando-se uma opção atraente para muitos estudantes. Ela permite estudar onde e quando for necessário, adaptando os horários à rotina pessoal e profissional, proporcionando grande flexibilidade. Acessível para pessoas de diferentes regiões, a educação à distância (EAD) elimina barreiras geográficas e facilita o acesso à educação de qualidade, especialmente para quem vive em áreas remotas.

Além disso, a EAD economiza tempo ao eliminar a necessidade de deslocamento, permitindo um melhor aproveitamento das horas disponíveis para estudo. Promove também a autonomia, incentivando os alunos a gerirem seu próprio aprendizado, desenvolvendo habilidades de disciplina e organização. Essas vantagens fazem da educação à distância uma alternativa eficaz e conveniente, que se adapta às necessidades de uma sociedade em constante mudança, tornando a educação mais acessível e inclusiva.

Projeto QualiFacti: capacitação à distância

O Projeto QualiFacti oferece gratuitamente capacitação à distância, utilizando plataformas digitais para promover uma experiência de aprendizagem interativa com vídeos, fóruns de discussão e material didático exclusivo e totalmente online e assíncrono. Os alunos têm suporte dos instrutores, garantindo um ambiente de aprendizagem colaborativo. Ao concluir o curso, os estudantes recebem um certificado comprovando o seu aprendizado.

O projeto é realizado pela Facti, Instituição Científica e Tecnológica (ICT) especializada em soluções tecnológicas e capacitação em TICs. O projeto faz parte do Programa MCTI FUTURO, uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com recursos do PPI da Lei de Informática coordenado pela SOFTEX

Para saber mais sobre o Projeto QualiFacti, acesse www.qualifacti.com.br.

Contato para a imprensa: qualifacti@facti.com.br


Festival Junino do Parque Dom Pedro terá sertanejo, forró e comidas típicas

Evento é gratuito na sexta-feira, 7, e no sábado, 8; para o domingo, 9, os ingressos para o show da dupla Fernando e Sorocaba já estão à venda


Em 2023, a 1ª edição do Festival Junino do Parque Dom Pedro proporcionou momentos incríveis para as famílias que prestigiaram o evento (Foto: Enerheat)

Música boa, comidas típicas e muita diversão para toda a família! O Parque Dom Pedro confirmou a programação da 2ª edição do Festival Junino, que acontecerá entre 7 e 9 de junho, e terá, como atração principal, o show da dupla Fernando e Sorocaba, encerrando o evento em grande estilo. O Festival Junino será realizado no estacionamento VIP Águas, com entrada gratuita na sexta e no sábado, 7 e 8 de junho. Já para o domingo, 9, os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Ingresse.



A programação gratuita começa na sexta-feira com a banda Coisa de Zé abrindo o festival às 17h. Formada por Diego Germano (voz e triângulo), Marcelo Bernardes (zabumba) e Gabriel Feriani (sanfona), a banda paulistana mistura ritmos nordestinos como xote, xaxado e baião com toques de samba e salsa, criando o som conhecido como ‘forró pé de serra’. Às 20h, a cantora sertaneja Micaele Matias (MICA) se apresenta, retornando no mesmo horário no sábado.



No sábado, quem sobe ao palco é a dupla sertaneja Otávio e Raphael, às 13h. Na sequência, às 16h, o arrasta pé está garantido com a Banda Bastião – Lucas Almeida, na voz e zabumba; Jhefferson Fernandes, nos vocais e triângulo; e Joquinha Almeida, na sanfona.



No domingo, quando haverá bilheteria, os irmãos Otávio e Raphael abrem a programação de shows, às 14h. Depois, às 17h, a dupla Fernando e Sorocaba apresenta os clássicos de seus 17 anos de carreira, encerrando o evento. Todos os dias, entre as apresentações, o DJ Léo Alves comandará a trilha sonora.



“Estamos organizando a 2ª edição do Festival Junino do Parque Dom Pedro com muito carinho, para que todos tenham momentos incríveis e inesquecíveis. Todos são bem-vindos, incluindo os pets, para aproveitar tudo que é esperado em um arraial: comidas e bebidas típicas, muita música e diversão para toda a família”, convida Taís Tavares, gerente de marketing do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS, a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina.



A dupla Fernando & Sorocaba

Com 17 anos de carreira e grandes hits no repertório, a dupla Fernando & Sorocaba é precursora do gênero que ficou conhecido como “sertanejo universitário”. O primeiro sucesso nacional foi “Bala de Prata”, composta por Sorocaba e nome do primeiro álbum, seguida por “Madri”, que dominou as paradas de sucesso.

 

Além delas, os singles “Paga Pau”, “Veneno”, “É Tenso”, “Livre”, “Gaveta”, “As Mina Pira”, “Bom Rapaz”, “Zona de Risco”, “Amor da Despedida” e “Só Não Divulga” são algumas das músicas que viraram marca registrada da dupla. Mais recentemente, os lançamentos “Laça Nois”, “A Galera do Chapéu”, “Deixa eu Amar Você”, “Balcão de Madeira” e “Cancelado” também caíram no gosto do público e estão presentes em milhares de playlists.

 

Inovação é o grande diferencial de Fernando & Sorocaba, que somam mais de dois mil shows ao longo da carreira, no Brasil, Estados Unidos, Europa e América Latina. As apresentações são compostas por um repertório autoral, grandes hits e, claro, muita tecnologia e efeitos especiais que conectam o público à atmosfera da turnê.



Serviço – 2ª edição do Festival Junino Parque Dom Pedro

Local: estacionamento VIP Águas (Av. Guilherme Campos, 500 - Jardim Santa Genebra, Campinas – SP)



7 de junho (sexta-feira) - das 17h às 22h;

Entrada gratuita

17h – Coisa de Zé

19h – DJ Léo Alves

20h – MICA (Micaele Matias)



8 de junho (sábado) - das 12h às 22h;

Entrada gratuita

12h – Otávio e Rafael

14h – DJ Léo Alves

16h – Banda Bastião

18h – DJ Léo Alves

20h – MICA (Micaele Matias)



9 de junho (domingo) - das 12h às 20h;

Ingressos: pela plataforma Ingresse

Valores: R$ 100,00 (inteira) e R$ 50,00 (meia)

*Crianças até 07 anos não pagam.

12h – DJ Léo Alves

14h – Otávio e Rafael

16h – DJ Léo Alves

17h – Fernando & Sorocaba

19h – DJ Léo Alves



Sobre o Parque Dom Pedro

Inaugurado em 2002, o Parque Dom Pedro é o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da Região Metropolitana de Campinas, possibilitando novas experiências e descobertas a cada visita. Com um espaço moderno, versátil e inclusivo com 126,5 mil m² de ABL (área bruta locável), possui mais de 400 opções aos clientes, entre lojas, lazer, restaurantes e serviços, oferecendo jornadas de experiência memoráveis para o público. Possui, ainda, 15 salas de cinemas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento. Mensalmente, o empreendimento recebe mais de 1 milhão de pessoas. Em 2023, o Parque Dom Pedro superou R$ 2 bilhões de vendas.



Sobre a ALLOS

Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 58 shoppings próprios e administrados - referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol.