22ª Campinas Restaurant Week começou esta semana: uma viagem pelos sabores e tradição da mesa italiana em mais de 40 restaurantes

Festival acontece de 12 de setembro a 12 de outubro com menus completos e preços fixos a partir de R$54,90.

Foto: Polpetone à parmegiana com linguine, uma das opções do festival no Pecorino Iguatemi.

Créditos: Pecorino / Campinas Restaurant Week

De 12 de setembro a 12 de outubro de 2025, Campinas e região recebem o convite para mergulhar nas tradições centenárias da gastronomia italiana e celebrar o ritual de estar à mesa com a 22ª edição da Campinas Restaurant Week.

Inspirado na tradicional cultura de compartilhar refeições com família e amigos, o festival promete uma verdadeira imersão sensorial na cozinha italiana sob o tema “Uma Volta pela Itália”, com aromas, texturas e sabores que celebram cada prato em sua essência.

São mais de 40 restaurantes já confirmados que vão oferecer menus completos (entrada, prato principal e sobremesa) a preços fixos e acessíveis, divididos em três categorias:

Tradicional, Plus e Premium. A proposta é resgatar o prazer de estar à mesa, valor tão presente na cultura italiana, onde cada refeição é um momento de afeto, troca e celebração.

“Quando pensamos na Itália, não lembramos apenas das massas, dos vinhos e das sobremesas. Pensamos no convívio, no prazer de reunir pessoas ao redor da mesa. Essa edição foi pensada para valorizar esse espírito: a mesa como espaço de partilha, onde cada refeição é uma experiência afetiva. Nosso convite aos restaurantes participantes é que levem a sua essência para o menu, que cada chef revele sua identidade em cada prato, em cada ingrediente. Assim, o público poderá conhecer as raízes de cada casa dentro dessa temática e viver momentos de proximidade, prazer e sabores inesquecíveis”, destaca o idealizador da Brasil Restaurant Week, Fernando Reis.

Da tradição à inovação

Inspirado em narrativas como a do filme Nonnas, onde um restaurante é comandado por avós italianas apaixonadas por cozinhar, o festival convida os chefs a criarem pratos que evoquem memória, tradição e emoção. Massas al dente, molhos frescos, queijos intensos, embutidos artesanais e sobremesas clássicas dividem espaço com toques de inovação e ingredientes regionais, que valorizam a identidade de cada restaurante.

O festival conta com o patrocínio da Payby, solução de autoatendimento que transforma a experiência nos restaurantes ao permitir que os clientes acompanhem seus pedidos e realizem o pagamento diretamente pelo celular, sem precisar esperar pelo garçom ou pela maquininha. Essa inovação reduz em até 15 minutos o tempo de atendimento por mesa e garante mais agilidade, praticidade e economia tanto para o cliente quanto para o restaurante. “Nosso objetivo é oferecer tecnologia que simplifica processos e melhora a experiência para todos”, destaca o COO da Payby, Iago Queiroz.

Esta edição também conta com os parceiros de sucesso:  We Super OOH, Catraca Livre, Conecta FM Campinas e Campinas.com.br

Herança viva

Com mais de 30 milhões de descendentes de italianos no Brasil, a gastronomia italiana segue profundamente enraizada na cultura brasileira. Do pão na mesa ao molho de tomate, passando pelo protagonismo do azeite de oliva e as taças de vinho no almoço de domingo, hoje, o Brasil é o terceiro maior mercado das Américas para os alimentos e bebidas italianos (Fonte: Apas Show 2025).


Gastronomia com propósito

Além de movimentar a cena gastronômica, a Campinas Restaurant Week mantém seu compromisso social: os clientes são convidados a contribuir com R$ 2,00 por menu para a Casa Ronald McDonald Campinas, ou a doar sua nota fiscal com CPF para ajudar crianças e adolescentes em tratamento oncológico. saiba mais em @casaronaldcampinas. 

O café e a tradição italiana

Nenhuma experiência italiana à mesa estaria completa sem um bom café. Na Itália, o espresso é mais que uma bebida: é um ritual de convivência e um símbolo de hospitalidade, cuja história remonta ao final do século XIX, quando surgiram as primeiras máquinas que utilizavam água pressurizada para preparar o café de forma mais rápida e intensa. Para que essa viagem gastronômica seja ainda mais autêntica, a 22ª Campinas Restaurant Week contará com a presença do Café Villa Borghesi em alguns restaurantes participantes, para convidar o público a encerrar sua refeição com um verdadeiro café especial. Produzido pela Torrefação Jannuzzi desde 1994, a marca seleciona grãos das melhores regiões cafeeiras do Brasil para criar blends que unem elegância, brasilidade e sustentabilidade, e transformam cada xícara em um ritual memorável.

Categorias de Menus

Durante o festival, os restaurantes participantes oferecem experiências gastronômicas especiais em três categorias:

  • Tradicional: Almoço R$ 54,90 | Jantar R$ 69,90

  • Plus: Almoço R$ 68,90 | Jantar R$ 89,90

  • Premium: Almoço R$ 89,00 | Jantar R$ 109,00

  • A lista completa dos restaurantes participantes será divulgada no site oficial: www.restaurantweek.com.br | Acompanhe também @restaurantweekbrasil


    Restaurantes participantes

    Menu Tradicional: Alvear, Applebee’s (Cambuí e Shopping Iguatemi), Boteco Vidottinho (Cambuí e Shopping Parque das Bandeiras), Moon Bar e Lounge, Mow Culinária Vegana, Queijos e Amigos.

    Menu Plus: 430 Gradi Cambuí, Arlindo’s Restaurante, Café Container, Calle 54 – Jundiaí, Chef Antonello, Consagrado’s Brew Garden, Hulhah Cuisine, Madeira e Cobre Café, Outback Steakhouse (Campinas Shopping, Galleria Shopping, Iguatemi Campinas, Parque Dom Pedro Shopping, Shopping Parque das Bandeiras), Restaurante Origens – Radisson Red Campinas, Restaurante Quintal da Giffa, Rudras Kafé, Tratto Pizza e Bar, Vino! Jundiaí.

    Menu Premium: Barbacoa Campinas, Bistrô La Palette, Cantina Fellini, Casa Belga, Domuus Campinas, Hocca Iguatemi Campinas, Kanu, La Vinicola Wine Bar, Le Troquet, Macaxeira Campinas, Nextdoor, Ninetto Trattoria, Pecorino Iguatemi Campinas, Sansa Com Ají, Strog&Noff. 

    Sobre a Restaurant Week

    Presente em mais de 20 cidades brasileiras, a Brasil Restaurant Week é, há 18 anos, um dos maiores e mais aguardados festivais gastronômicos do país. Com o propósito de democratizar o acesso à boa gastronomia e valorizar o trabalho de chefs e restaurantes, o evento movimenta o setor em períodos estratégicos para contribuir para o fortalecimento da cadeia gastronômica. Durante o festival, restaurantes selecionados criam menus especiais com entrada, prato principal e sobremesa a preços fixos, sempre inspirados por um tema. Além de proporcionar experiências únicas ao público, a iniciativa estimula a inovação, a fidelização de clientes e o aumento de fluxo nas casas participantes, consolidando-se como uma plataforma de visibilidade e crescimento para o setor.

Musculação acelera o metabolismo e favorece a perda de peso, explica gerente da Cia Athletica

Atividade deixa de ser vista apenas como prática de estética e se consolida como uma das estratégias mais eficazes para emagrecimento saudável

Campinas, 08 de setembro de 2025 - A musculação deixa de ser vista apenas como prática de estética e se consolida como uma das estratégias mais eficazes para emagrecimento saudável. Além de contribuir para a queima de gordura, o treinamento de força favorece o ganho de massa magra e acelera o metabolismo, fatores fundamentais para resultados sustentáveis.

 

“Diferente do que muitos pensam, emagrecer não é só questão de cardio. A musculação aumenta a quantidade de calorias que o corpo consome em repouso, ajudando a queimar gordura mesmo após o treino”, explica Cacá Ferreira, gerente técnico corporativo da Companhia Athletica.

 

Segundo o especialista, o ganho de massa muscular eleva a Taxa Metabólica Basal (TMB), ou seja, a quantidade de energia que o corpo queima diariamente sem atividade física. “Músculos consomem mais energia que gordura. Por isso, manter ou aumentar a massa magra é essencial para quem quer perder peso de forma eficiente e saudável”, afirma Ferreira.

 

O especialista da Companhia Athletica reforça que, para obter resultados consistentes, é fundamental aliar o treino a uma alimentação equilibrada. “Um déficit calórico moderado, aliado ao consumo adequado de proteínas, ajuda a preservar os músculos enquanto se perde gordura”, explica o gerente técnico corporativo.

 

Como montar um treino eficiente para emagrecimento?

Ferreira recomenda treinos de 3 a 5 vezes por semana, focados em exercícios compostos que trabalham múltiplos grupos musculares, como agachamento, supino e remada. “Esses exercícios aumentam significativamente o gasto calórico e promovem estímulos variados ao corpo. Incorporar técnicas como biset e triset torna o treino mais intenso e dinâmico, potencializando resultados”, acrescenta.

 

Para iniciantes, Cacá orienta iniciar com cargas leves e focar na execução correta dos movimentos. “Começar de forma gradual é crucial. Conforme a técnica evolui, a intensidade do treino deve ser ajustada para otimizar resultados e prevenir lesões”, comenta.

 

Combinar musculação com cárdio - Embora o treinamento de força seja essencial, a combinação com exercícios cardiovasculares potencializa o emagrecimento. “O cárdio queima calorias durante a atividade, mas a musculação garante que o corpo continue gastando energia depois do treino. A união das duas práticas traz os melhores resultados”, conclui Ferreira.

Hipetrofia muscular: amplitude X sobrecarga - Coluna Fitness por Cassius de Oliveira da Cia Athletica

Tratando-se de hipertrofia muscular, há quem acredita que usar cargas cada vez maiores é o fator principal. Mas estudos mostram que a amplitude completa de movimento (ROM) pode ser ainda mais importante do que simplesmente aumentar o peso.


Pesquisas indicam que treinar com ROM total gera maior ativação muscular, mais estresse mecânico e o músculo em posições de alongamento sob tensão — elementos fundamentais para estimular o crescimento (McMahon et al., 2014).

Esses estudos também comprovam que, mesmo com cargas menores, a amplitude completa promove ganhos de hipertrofia mais expressivos do que amplitudes parciais com cargas mais pesadas (Pinto et al., 2012).

Se o objetivo é ganho de massa muscular, a progressão da sobrecarga deve sempre respeitar a amplitude dos movimentos.


Cassius Oliveira

Coluna Fitness

Professor e Personal  Trainer da Cia Athletica Campinas. Seis vezes campeão sul americano de Levantamento de Peso Básico. Pós-graduado em Ciências do Esporte pela Unicamp. Email: cassius.de@gmail.com

Applebee's Cambuí lança 'Cardápio de Boteco´ exclusivo para a temporada mais animada do ano

Unindo clássicos da rede à novas porções no estilo botequim, o restaurante aposta em novidades para o happy hour

A temporada de boteco já começou e o Applebee’s Cambuí, em Campinas, acaba de lançar um cardápio especial, pensado para harmonizar com os dias mais quentes e o clima descontraído dos encontros entre amigos.

O “Cardápio de Boteco” traz opções exclusivas que não fazem parte do menu tradicional da rede, mas que se somam aos pratos já conhecidos, oferecendo ainda mais variedade. Entre as novidades estão porções de pastéis, mini burgers, mini salgados, onion rings e filé mignon com catupiry, tudo com a proposta de atender diferentes gostos.

Um dos diferenciais é a forma mais personalizada das porções: em vez de porções grandes, o cliente pode optar, por exemplo, por pastéis ou mini burgers em versões menores, com apenas quatro unidades, tornando a experiência mais prática e acessível.

As bebidas também entram na proposta: o Applebee’s Cambuí lançou caipirinhas especiais e manteve o tradicional balde de cerveja com promoção — ao comprar quatro unidades, o cliente ganha uma garrafa extra.

“Queremos proporcionar momentos leves e saborosos, unindo o estilo descontraído do boteco brasileiro à tradição do Applebee’s em receber bem. É uma forma de oferecer mais variedade e tornar o happy hour ainda mais especial”, destaca Fred Cruz, sócio proprietário do restaurante.

O cardápio de boteco está disponível no Applebee’s Cambuí, localizado na Avenida Coronel Silva Teles, 407, e segue até o fim do ano, consolidando o restaurante como ponto de encontro para quem busca sabor, descontração e novidades no coração de Campinas. De segunda a sexta, no almoço e jantar, o estacionamento é cortesia da casa.



Foco, percepção na leveza. - Coluna Bem-estar e Felicidade por Marína Strachman

RESUMO: Todos nós passamos por fases na vida, algumas são desafiadoras, você pode ser a sua melhor ferramenta para sair deste lugar.

Foco, percepção na leveza.

Todos nós passamos por fases na vida, algumas são tão desafiadoras que nos fazem pensar que nunca acabarão.

Mas acabam, é fato!

Vamos conversar e vou te ajudar para que você seja a sua melhor ferramenta para sair deste lugar.

Você está se sentido como se um trator tivesse passado por cima de seu corpinho, com sua alma e tudo mais? Acontece com todos nós!


No entanto, o mundo continua a girar, mesmo que estejamos no fundo do poço! As pessoas continuam a se divertir, namorar, viajar, dançar, casar... 

E você pensa: Não é justo, como eles podem estar tão bem, se eu estou sofrendo? Sofram comigo!

Mas será que não é o momento de você sair deste lugar?

Eu tenho certeza que coisas boas estão acontecendo à sua volta, mesmo que você não esteja percebendo.

Você merece sair do seu torpor e seguir em frente!

Então, vamos aprender a mudar o foco!

Todos os dias, há passarinhos cantando, cachorros felizes querendo um carinho, uma aula de zumba, outra de karatê, kung fu, beach tenis, uma música, um sorriso, o sol brilhando, o pôr do sol, o brilho da lua.

Mas, quando estamos estressados, deprimidos, pode ser que tais momentos passem sem darmos atenção.

Pois vou te contar um segredo, que sei por experiência própria. Faça algo diferente que te deixa feliz e só vai, não pense, vai!

Procure no fundo do seu ser:

o que te faz feliz, lembre-se de alguma coisa que te faça sorrir. Pode ser um cafezinho, uma música, um filme, um lugar, uma flor, cantar no chuveiro, banho de mar, mergulho na piscina, brincar com as crianças, com seu pet, comer alguma coisa...são inúmeras possibilidades.

Você consegue descobrir a sua?

Esse é o truque, focar em felicidade, não é forçar, é se esforçar para sair do 

torpor. 

A idéia é que você perceba que é possível mudar o foco, um passo de cada vez.

E se você por qualquer motivo, não conseguir fazer isso sozinho ou sozinha, procure ajuda de um profissional.

Existem terapias maravilhosas para te ajudar.

Eu vou adorar te ajudar!

Marína Strachman – Consteladora Familiar e Empresarial, Terapeuta Sistêmica, Radiestesista, Coach em Bem Estar e Felicidade, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Especialista em Educação Ambiental. 

marina.strachman@gmail.com









Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Eden

Eden

Havia assistido ao trailer e ficado com a impressão de ser um filme bom, mas meio com pé atrás, medo de ser daqueles que tem um elenco bom, mas o filme não decola. De qualquer forma, fui conferir.




Na década de 1930, um grupo de europeus desiludido com a civilização se instalam na Ilha Floreana, então desabitada, no arquipélago das Galápagos. Entre eles encontram-se o filósofo e médico alemão Friedrich Ritter (Jude Law) e Dore Strauch (Vanessa Kirby), sua companheira, que procuram uma existência simples e isolada. Movidos pelo desejo de recomeçar e de construir uma comunidade alternativa, pacífica e livre das convenções sociais, outros se juntam à experiência. Mas o que começa como um refúgio idílico depressa se transforma num lugar de conflito, onde as duras condições de vida, a desconfiança e as ambições de alguns colocam em causa a sobrevivência de todos.

Não sabia que se tratava de um filme com fatos reais, o que me agradou ainda mais. E o filme vale a pena! É muito bem feito, enredo interessante e excelentes atuações. Gostei!

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.


Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Eddington

Eddington

Não sabia praticamente nada deste filme, quando vi que havia estreado. Fui atraído pelo elenco, e pela nota no IMDb. Normalmente, procuro não saber muito sobre os filmes, para que tudo seja realmente uma supresa.

Durante os primeiros meses da pandemia de covid-19, na pequena cidade de Eddington, no Novo México (EUA), se desencadeia um conflito entre Joe Cross (Joaquin Phoenix), o xerife, e Ted Garcia (Pedro Pascal), o prefeito. O que começa como uma altercação sobre o uso de máscara num supermercado, depressa se converte num campo de batalha político e social, inflamado por notícias falsas e vídeos virais que se espalham nas redes sociais. E quando surge a possibilidade de ali ser construído um "data center", um local de armazenamento de dados ligado à inteligência artificial, a tensão se alastra e a violência assume proporções desmedidas.

Joaquin Phoenix está muitíssimo bem neste papel. E achei o filme bem interessante e muito legal até quase o final, mas quando chega nos últimos 10 minutos, o filme “descamba” pra um lado inesperado, e achei um tanto confuso. Até então estava andando linearmente para uma coisa, depois vira outra. Não chega a estragar o filme, mas me deixou sem entender algumas várias coisas. 

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.





Dicas de livros e filmes por Luciana Andrade - Livro: Diário do fim do amor de Ingrid Fagundez e Filme: Obsessão (Prime Video)

Dica de livro: Diário do fim do amor de Ingrid Fagundez

Qual o papel dos diários na história da literatura? Por que esse gênero é tão associado ao universo feminino? O que os escritos íntimos de grandes escritoras nos contam sobre a obra delas? Que função ocupa o amor, ou o fim dele, nos diários? Em seu livro de estreia, a jornalista, pesquisadora e professora Ingrid Fagundez se debruça sobre essas e outras questões. Mesclando uma pesquisa aprofundada sobre a história e as transformações da escrita diarística com entradas do próprio diário, além de passagens dos escritos de Sylvia Plath, Susan Sontag, Katherine Mansfield, Virginia Woolf e Marie Bashkirtseff, a autora cria um texto original. Fagundez nos convida a repensar a importância dos diários e do amor para o fazer literário e oferece uma nova perspectiva para a chamada literatura feminina. 

Gênero originalmente destinado ao registro da vida pública e aos relatos de viagens, a escrita de diários passou por uma modificação radical no século 19, quando, graças à Modernidade, a vida interior se tornou gradativamente seu principal objeto. Foi então que passou a ser o território por excelência da mulher, a quem a escrita de outros domínios era interditada. Essa mudança social tem um papel decisivo na transformação da literatura do século 20. Afinal, “é impossível ‘capturar a vida’ se a gente não mantém diários”, escreveu Plath.

Pelas páginas deste Diário do fim do amor, acompanhamos o relato comovente do fim de um relacionamento e a busca da cura pela escrita, ao mesmo tempo que mergulhamos nos registros dos diários de grandes escritoras. Descobrimos, assim, não apenas aspectos importantes da obra de cada uma, mas também as dificuldades que circundam a literatura escrita por mulheres, pois “os cadernos delas desvendam [...] os embates para se assumirem como mulheres que escrevem”.

Nas palavras de Tatiana Salem Levy, “este é um belíssimo livro sobre uma escritora que, na companhia de tantas outras, se revela enquanto se cria. O que Ingrid Fagundez nos mostra [...] é o quanto as pequenas experiências interiores guardam da imensidão do mundo”.

Fonte: Amazon

Dica de filme: Obsessão (Prime Video)

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com