Dicas de livros e filmes por Luciana Andrade - Livro: Um milhão de ruas, Fabrício Corsaletti e Filme: A mulher na cabine 10, Netflix

Dica de livro: Um milhão de ruas, Fabrício Corsaletti

“Escrever é parecido com andar”, crava Fabrício Corsaletti na nota de abertura deste livro. E para acompanhá-lo não é preciso ter sapatos especiais: basta abrir os ouvidos e se deixar levar pelo ritmo. Um milhão de ruas reúne cerca de 190 textos escritos entre 2010 e 2025, vários deles inéditos. Se a maioria é composta por crônicas no sentido corrente do termo, uma boa parte escapa às definições e se aproxima do conto, do poema, da prosa poética afiada como uma lasca ou, ainda, da pura notação lírica e, no limite, do aforismo.

Essa multiplicidade de registros corresponde a uma multiplicidade de formas de apreender e experimentar o mundo, que aqui comparece com todo o seu fascínio. Há lances geniais, como o encontro com as três bandeirianas mulheres do sabonete Araxá, percepções agudas da tragédia brasileira despertadas por uma rua cheia de sapos, saltos mortais de alegria e/ou desespero e uma agulha imantada que aponta dia e noite para a aventura e o desconhecido.

Em dezenas de textos notáveis, a matéria do cotidiano se abre para outras dimensões e revela o andamento espantoso da vida contemporânea. Tudo isso graças a um olhar lírico-cinematográfico e a uma escrita que incorporou a inteligência e a leveza de mestres da crônica como Rubem Braga, dos compositores da MPB, reverenciados nestas páginas, e bebe na boa literatura de todos os quadrantes. Diante deste livro fabuloso, o melhor é não ter pressa e percorrê-lo rua a rua, sabendo que a poesia arma seu bote a cada esquina.

Fonte: Amazon

Dica de filme: A mulher na cabine 10, Netflix

Luciana Andrade

Coluna Dicas de Livros e Filmes

Bibliotecária e Psicóloga formada há alguns anos. Atua na área de psicologia com consultório e no SOS Ação mulher e família como Psicóloga voluntária. Cursou biblioteconomia por adorar os livros e assim ficou conhecendo mais profundamente a história literária. Através de filmes e livros consegue entrar em mundos reais, imaginários , fantásticos o que deixa o coração e a mente livres para conhecer, acreditar e principalmente sonhar. Email: luser8363@gmail.com

 

Applebee’s Cambuí celebra a chegada da temporada de Happy Hour em clima de confraternização e boas companhias*

Com a chegada da temporada de festas de fim de ano e o clima de primavera, o Applebee’s Cambuí, localizado no coração do bairro mais charmoso de Campinas, anuncia o início de sua temporada de Happy Hour, convidando o público a celebrar bons momentos com amigos, familiares e colegas de trabalho.

Com um cardápio cuidadosamente elaborado, o restaurante oferece opções personalizáveis que agradam a todos os paladares, além de uma variada seleção de drinks preparados por bartenders experientes.

A proposta é unir gastronomia de qualidade, descontração e um ambiente acolhedor, ideal para encontros e confraternizações de fim de ano.

“O Happy Hour é uma das tradições mais queridas do Applebee’s, e aqui no Cambuí queremos proporcionar experiências únicas, unindo boa comida, atendimento acolhedor e o espírito de celebração que marca essa época do ano. Nosso objetivo é fazer com que cada cliente se sinta em casa, aproveitando momentos especiais com quem gosta”, destaca Fred Cruz, sócio do Applebee’s Cambuí.

O espaço conta com mesas ao ar livre, serviço de valet e toda a atmosfera vibrante que é característica da marca norte-americana, que já conquistou o público campineiro com seu atendimento descontraído e pratos generosos.

O Applebee’s Cambuí fica aberto de segunda a quinta, das 11h30 às 22h, sexta e sábado das 11h30 às 23h, a aos domingos das 11h30 às 22h. Serviço Applebee’s Cambuí

Rua Maria Monteiro, 407

Reservas: 19 98225-2732

Crédito: Divulgação

Felicidade, não é sinônimo de compras - Coluna Bem-estar e felicidade por Marína Strachman

Resumo: Sua Felicidade está em você, não nas suas coisas!


Felicidade, não é sinônimo de compras.

Sua Felicidade está em você, não nas suas coisas!

Olá!!

Que gostoso escrever para vocês mais uma vez!

Você está com um tempinho para ler esse texto? Se a resposta foi sim, convido você a fazer um cafezinho, um lanchinho e curtir.

Aproveita e respiraaaaa!

Tá chegando a tal da Black Friday, mês de novembro agora é assim:

“já comprou?”, “não viu a oportunidade?”, “você precisa!”, “você não aproveitou?”

E a gente sempre se acha estar errada, errada por comprar, por não comprar, por....

Porque será que entramos tão facilmente nessa “onda” de compras?

Essa resposta é razoavelmente fácil.

Fazer compras é prazeroso, traz a sensação de recompensa antes mesmo da compra! Você se preenche de dopamina! Quando você pensa em comprar algo, seu cérebro já libera dopamina, criando um sentimento imediato de prazer. Mas do mesmo jeito que esse estimulo vem, ele vai, num piscar de olhos!

E o ser humano precisa se sentir PERTENCENTE, como que eu posso ser vista ou ser parte desta sociedade, se eu não comprar nada?!

E aí quando você percebe, você já comprou!

Agora pensa aqui comigo, respira, mais uma vez, respiraaaaaaa, só um pouquinho, todos os bens materiais que você desejou, você conseguiu adquirir?

Todos?!

O smartphone, o carro, a calça, o vestido, a moto, a bike, o sofá, aquela viagem...?

Conseguiu comprar tudo?

Por favor, pense um pouquinho antes de responder à questão a seguir:

Sua vida mudou  DE VERDADE com esse objeto que você comprou, ou deixou de comprar?

Não sou contra adquirir nada, é sua vida e seu dinheiro, ok?

Mas a minha opinião é: se para adquirir tal bem, ou bens, você teve que esconder a compra de alguém, ou sentiu aquele detestável amargor no estomago de entrar no cheque especial ou a fatura do cartão ser maior do que você pode arcar, concorda comigo que não vale a pena?!

Correr atrás de ter, não é igual a viver bem, acredite nisto.

Qual o real valor os bens em nossas vidas, você já parou para pensar nisto?

De acordo com minha experiência pessoal, ninguém se torna mais feliz ou infeliz por conta de bens adquiridos.

A compra de bens materiais, seja este um carro, um smartphone ou até mesmo um avião a jato, não vão ser responsáveis por sua alegria ou tristeza, você pode ficar feliz ou triste por um tempo, mas vai passar.

Isso porque a felicidade definitivamente não está em coisas, e sim em todo um conjunto de fatores.

Ah e o stress pode te fazer comprar mais!

 Recomendo que você assista esse reels https://www.instagram.com/reel/DOmZqMqDeAQ/

Não se pode correr atrás da felicidade, pois a felicidade está dentro e não fora de você.

Existem os tais dos hormônios da felicidade e você deve estimulá-los, sempre e não com efeito rebote de culpa, e juro é super possível veja: 

A SEROTONINA é o "hormônio do bom humor", ajuda a regular emoções, sono e aprendizagem, para ter esse efeitos basta: fazer exercícios físicos, tomar sol, dormir bem....

A DOPAMINA é o “hormônio da motivação e do prazer”. Para este basta: praticar exercícios físico (hummm, exercício de novo!), comer bem, dormir bem e fazer algo que te dê prazer.... 

A ENDORFINA é conhecida como “analgésico natural”, reduz estresse e a dor. Para este é bacana: exercícios físicos (de novo!) dançar ou nadar, rir, ouvir música e praticar algo que te dê prazer (de novo também!) 

A OXITOCINA o tal do "hormônio do amor" ou "hormônio do abraço", está relacionada ao abraçar, conviver com pessoas queridas, praticar atividades em grupo e atividades generosas. 

Ou seja quase todos estão ligados a exercícios físicos, fazer algo que gosta, com gente que gosta...

Para mim isso é vida e vida boa, e para você?

Sim comprar é bom e divertido. Mas viver bem é melhor.

Não existe ninguém que seja feliz 24 horas por dia 7 dias por semana; sabemos que existe a luz pois conhecemos a escuridão, conhecemos o frio porque já enfrentamos o calor. E assim acontece com a felicidade também!

Pense nisso!

PS: quer conhecer o tratamento energético “Liberdade Financeira”? São duas terapias combinadas à distância. Vem comigo

Marína Strachman

Coluna Bem-estar e felicidade

Consteladora Familiar e Empresarial, Terapeuta Sistêmica, Coach em Bem-Estar e Felicidade, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Especialista em Educação Ambiental. 







Domingo Chuvoso pede Pizza e Vinho - Coluna Vinhos Por Giovana Pardo Mêo


Domingo costuma ter um ritmo diferente. A cidade desacelera, o relógio perde a pressa e a casa ganha outro clima. Além do tradicional almoço em família ou churrasco entre amigos, o fim do dia costuma pedir uma bela pizza para terminar bem a semana. Em um dia chuvoso como hoje, o cheirinho da massa assando traz um conforto ainda maior. E poucas coisas combinam mais com esse cenário do que o encontro da pizza com uma boa taça de vinho.

(Imagem:  criada por IA)

A dupla funciona porque conversa com o nosso jeito de viver: simples, afetivo, muitas vezes improvisado. Não é preciso ocasião especial. Basta escolher um sabor e abrir o vinho que você tem por perto. A acidez do tomate, a delicadeza do manjericão ou o perfume de queijo derretido parecem ganhar mais vida quando há vinho acompanhando.

A graça está em experimentar entre os sabores tradicionais ou mais gourmet, sempre haverá uma garrafa que combine.

Que tal um Pinot Noir jovem, delicado e fresco, com uma pizza de Frango com Catupiry, sabor mais escolhido pelos brasileiros?

Outra opção muito pedida é de Quatro Queijos que pede um vinho com bastante acidez e uma certa cremosidade como Chardonnay. Se entre os queijos houver provolone, as versões com passagem em barrica ganham ainda mais sentido.

Clássica e sempre bem-vinda, a Marguerita traz frescor do tomate e perfume do manjericão. Para acompanhá-la, um Chianti italiano (feito de uva Sangiovese) é um parceiro natural e regional.

A Calabresa vai muito bem com um tinto mais estruturado, capaz de sustentar o sabor intenso. Os vinhos de Syrah da Serra da Mantiqueira são ótimas escolhas, assim como um Cabernet Sauvignon, que equilibra gordura e especiarias.

E se a vontade for terminar com pizza de sobremesa como Chocolate ou Banana Caramelizada, um vinho doce como um Porto Ruby ou o popular espumante de Moscatel fazem um encerramento perfeito.

A regra é simples: sabores leves combinam com vinhos leves e sabores intensos combinam com vinhos mais encorpados. O resto é experimentação, curiosidade e prazer.

Da próxima vez que o domingo terminar em pizza, aproveite!
Um brinde ao que é simples: pizza quentinha, taça servida e boa companhia. Saúde!

Giovana Pardo Mêo

Formada em propaganda e marketing, trabalha também com alimentos e bebidas e aproveita para se dedicar ao vinho entre taças, cursos e viagens.

E-mail: giovana@vinhopratico.com.br

Crítica de cinema por Vicente Neto - Filme: Bugonia

Bugonia

Quando vi que teria mais um filme do diretor Yorgos Lanthimos, junto com a Emma Stone, fiquei bastante interessado. Vi o trailer e achei a história ainda mais curiosa... E com a quantidade de propaganda do filme, nas redes sociais, minha curiosidade só aumentou!




Convencidos de que o planeta se encontra invadido por uma perigosa raça de alienígenas, Teddy (Jesse Plemons) e Don, adeptos inveterados de teorias da conspiração, entram em casa de Michelle (Emma Stone), diretora executiva de uma multinacional, e a raptam. Acreditando que ela pode ser a chave para a salvação da Humanidade, a levam para uma cabana isolada, onde esperam conseguir convencê-la a mudar de ideias. E claro que não demora muito até a situação ficar completamente fora de controle.

Achei o filme muito interessante e diferente. As atuações estão muito boas (foi legal ver a participação de Alicia Silverstone num grande filme), e o enredo bastante coerente. Me diverti e recomendo para quem gosta do diretor (de seus filmes anteriores).

Vicente Neto

Coluna Crítica de Cinema

Engenheiro que, desde pequeno, é apaixonado por cinema. Procura assistir a todos os filmes possíveis na telona e, se deixa escapar, assiste em streaming. Costuma sempre ver o lado bom de cada filme que assiste, mesmo se este não agradar muito. Suas críticas são praticamente uma conversa entre amigos, comentando do filme que assistiu.


Novembro Azul: Parque Dom Pedro oferece 100 exames de PSA gratuitos em parceria com a Diagmed

Ação ocorre até 15 de novembro; na segunda quinzena do mês, os exames poderão ser realizados com 50% de desconto


O Parque Dom Pedro promove, até 15 de novembro, uma campanha especial de prevenção ao câncer de próstata. O empreendimento vai disponibilizar 100 exames de PSA gratuitos em parceria com a Diagmed, clínica especializada localizada no shopping.

Os exames serão realizados de segunda a sábado, na própria clínica, mediante agendamento prévio pelo telefone (19) 3708-9900. Já entre 16 e 30 de novembro, as mamografias poderão ser realizadas com 50% de desconto e também devem ser agendadas previamente. O desconto pode ser obtido por meio do Programa de Benefícios do Parque Dom Pedro.  Quem ainda não faz parte do Programa de Benefícios (Cliente Estrela), deve realizar o cadastroe enviar uma NF de qualquer valor. Quem já é Cliente Estrela precisa fazer a reserva do benefício, ligar e agendar.
 

A iniciativa integra o movimento internacional Novembro Azul, que reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O exame de PSA é um teste de sangue usado para medir os níveis de uma proteína chamada Antígeno Prostático Específico, que podem se elevar em casos de inflamação, aumento benigno ou câncer. Além dele, o exame de toque retal é uma avaliação clínica fundamental que permite identificar alterações na próstata. Embora ainda haja preconceito e resistência em relação a esses procedimentos, eles são simples, rápidos e seguros, e fundamentais para detectar a doença em estágios iniciais, quando o tratamento tem maior chance de sucesso.
 

A campanha reforça o compromisso do Parque Dom Pedro com a comunidade. “Buscamos ser mais do que um espaço de compras e lazer. Para isso, criamos ações que promovam bem-estar e incentivem cada pessoa a olhar com atenção para a própria saúde”, destaca Tatiane De Conto, gerente de Marketing do Parque Dom Pedro, administrado pela ALLOS, a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina. “Esta iniciativa é um gesto concreto de apoio à saúde dos homens, reforçando nosso compromisso com a vida e com a prevenção do câncer de próstata”, completa.
 

No Brasil, o câncer de próstata é o tipo de tumor maligno mais incidente entre os homens, com uma estimativa de 71.730 novos casos por ano para o triênio 2023-2025, representando uma taxa ajustada de 67,86 casos por 100 mil homens, de acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA).
 

Ainda segundo o Instituto, em Campinas (SP) a incidência também apresenta relevância: no período de 2010 a 2018 foi registrada uma taxa de aproximadamente 86,2 casos por 100 mil homens para o câncer de próstata. 

Quanto à mortalidade, em Campinas a média anual de óbitos por câncer de próstata tem se mantido em torno de 12,4 óbitos por 100 mil homens, conforme dados mais recentes. 

 

Sobre o Parque Dom Pedro 

Inaugurado em 2002, o Parque Dom Pedro é o mais completo centro de compras, lazer, entretenimento, gastronomia e serviços da Região Metropolitana de Campinas, possibilitando novas experiências e descobertas a cada visita. Com um espaço moderno, versátil e inclusivo com 126,5 mil m² de ABL (área bruta locável), possui mais de 400 opções aos clientes, entre lojas, lazer, restaurantes e serviços, oferecendo jornadas de experiência memoráveis para o público. Possui, ainda, 15 salas de cinemas, centro de convenções e 8 mil vagas de estacionamento. Mensalmente, o empreendimento recebe mais de 1,6 milhão de pessoas. Em 2023, o Parque Dom Pedro superou R$ 2 bilhões em vendas. 

 

Sobre a ALLOS 

Somos a mais inovadora plataforma de experiências, entretenimento, serviços, lifestyle e compras da América Latina. Nosso portfólio tem 55 shoppings próprios e administrados - referência em todas as regiões do país, hubs de soluções para as cidades e destinos de convivência e experiência fígital. Somos ainda um grande espaço de oportunidades para os empreendedores de varejo e serviços. Continuaremos trabalhando com o compromisso de servir e encantar nossos consumidores e parceiros todos os dias, promovendo momentos que encantam e transformam. Nossa nova companhia integra o Mercado Novo da Bovespa, com mais alto nível de Governança Corporativa, e possui iniciativas com certificações internacionalmente reconhecidas, como o Índice de Sustentabilidade (ISE) da B3 e melhor avaliação do setor no Carbon Disclosure Project (CDP), além da adesão ao Pacto Global da ONU. A empresa também foi reconhecida com o selo I-Diversa (B3) e o selo ouro GHG Protocol. 
 

Sobre a Diagmed

Há mais de 30 anos, a Diagmed é uma referência em diagnóstico por imagem e análises laboratoriais na região de Campinas, oferecendo cuidados de saúde especializados para as cidades de Sumaré, Hortolândia, Jundiaí e Indaiatuba.

As unidades são equipadas com tecnologia de ponta, incluindo a Ressonância Magnética de 3 Tesla, garantindo exames de alta resolução para um diagnóstico mais rápido e preciso. Além disso, conta com um corpo clínico altamente qualificado, pronto para oferecer o melhor acompanhamento, desde exames de rotina até casos mais complexos.